Manikka Vaçaggar

Pertencendo ao final do século VII êste poeta, Ashowas, o
ministro principal de um rei Pandya, é o mais clássico dos mis-
ticos da Índia meridional. Suas odes são usadas na liturgia
shaivita da região tâmil e expressam um monoteísmo militante
que insiste no amor devotado e Graça divina.

1. A Consumação da Vida

A mim próprio não consigo compreender, nem o que sejam
dia e noite;
Aquele que transcende palavra e pensamento apoderou-se de
meus sentidos,
Aquele que por touro tem Vixnu, e mora em Perundurai (a),
O Luz suprema, em disfarce brâmane lançou estranhos sorti-
légios em mim.

Não peço fama, riqueza, terra ou céu. Nem nascimento, nem
morte para mim.
Não tocarei quem não ame Xiva. Agora é minha vez de ver
Morando em Perundurai, usar o pé do Rei por minha coroa;
Jamais deixarei este seu santuário, nem deixarei que Ele deixe
o seu.

És tu como o mel no ramo alto demais para que eu suba?
Ou és tu néctar misturado pelo oceano? O Hara (b), Rei sublime,
Em Perundurai, cercado de terrenos úmidos, eu Te posso ver,
Forma coberta de cinzas, a ti, o imaculado. Posso agüentar o
meu êxtase?
Muitos que vivem nesta grande terra fazem penitência; só eu
Trazendo esta estrutura de carne, tomei-me uma árvore estériL.
Morador em Perundurai onde floresce a árvore kondai,
Posso eu o pecador gritar "Não queres dar-te a mim?"

a) Paraíso de Xiva.
b) Xiva.

2. Medo Piedoso

Não receio as serpentes rastejantes;
Não receio a verdade destorcida dos mentirosos;
Mas quando vejo tolos se aventurando
Até mesmo ao pé d’Ele, nosso rei,
Nosso senhor de três olhos e cabelo escuro,
De sua grande divindade despercebidos,
Tolos pensando que podem existir outros deuses,
Tal visão me inspira terror.

3. Nada, Senão Teu Amor

Não peço parentes, ou nome, ou lugar,
Nem a sociedade de homens sábios.
O saber dos homens não tem valor para mim;
Senhor de Kuttalam, eu venho a Ti.
Podes-me conceder um favor?
Um coração para adoçar-se na saudade,
como a vaca se enternece pelo bezerro recém-nascido,
Em desejo por Teus pés sagrados?

4. Desejo de União

Eu não tinha virtude, penitência, conhecimento, autocontrole.
Um boneco de engonço,
Eu dançava a vontade dos outros, girava, tombava. Mas
Ele preencheu todos meus membros
com o desejo louco do amor, e para que eu pudesse subir ao
lugar donde não se volta,
Mostrou-me sua beleza, tornou-me seu. Ah, quando irei ter
Com Ele? (42)